quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Formação em Terapia Cristalina - Alinhamento Energético com cristais e óleos essenciais - Início 05/05/12 I Sábado - 14:00 às 18:00h

Aromaterapia Integral




A Aromaterapia é uma prática terapêutica milenar que utiliza as propriedades específicas dos óleos essenciais 100% puros, extraídos de várias partes de plantas para tratar, acalmar e equilibrar o corpo-mente-espírito.

Os óleos essenciais são criados pelo sistema de inteligência inata da planta e agem como hormônios, reguladores e catalisadores. Sua função na natureza, com seu aroma característico, é ajudar a planta a se adaptar ao meio ambiente, atrair insetos polinizadores e proteger a planta contra insetos predadores e ervas daninhas. Eles fazem parte do sistema imunológico da planta e são fundamentais por seu equilíbrio no eco-sistema.

São estruturas organizadas e inteligentes que contêm a energia viva da natureza e do eco-sistema no qual está inserido. Os óleos essenciais são a quinta-essencia, a alma da planta.

A aromaterapia Integral é uma forma de integrar vários aspectos do indivíduo (físico, emocional, social e espiritual).

ASPECTO FÍSICO

O aspecto físico é trabalhado quando utilizamos o óleo essencial diluído em uma base carreadora (ex: óleo vegetal) diretamente sobre a pele. Os óleos essenciais atuam no corpo físico, devido a sua complexa composição química, que lhes confere as propriedades estimulante, relaxante, anti-séptico, afrodisíaco, digestivo, cicatrizante, analgésico, diurético, entre muitas outras. Quando penetram na pele, vão para a corrente sanguínea, fortalecendo as defesas naturais do corpo físico, agindo como um estímulo para o equilíbrio das funções do corpo, restabelecendo as energias e provocando um bom funcionamento em todos os sistemas orgânicos. As massagens, banhos e compressas localizadas são algumas das formas de conseguir os efeitos desejados.

ASPECTO MENTAL E EMOCIONAL

O aspecto mental e emocional (Psicoaromaterapia) é trabalhado através do olfato. O olfato é o mais aguçado dos sentidos, pois os nervos olfativos são uma extensão direta do cérebro. O sistema olfativo do cérebro humano possui um mecanismo chave que nos permite lembrar dos aromas, criando assim uma percepção individual, uma preferência por determinado cheiro e uma reação específica a ele. O aroma funciona como uma chave que abre a porta da mente à verdadeira memória olfativa, estimulando a parte do cérebro que afeta a emoção (sistema límbico). O óleo essencial libera moléculas voláteis e hidrossolúveis que penetram na cavidade nasal onde são captadas pelos cílios olfativos, enviando impulsos nervosos para o sistema límbico (área do cérebro onde se processam as informações do olfato e também responsável pelas emoções - uma espécie de arquivo de cheiros e sensações). Com a chegada dos impulsos nervosos, o sistema límbico reconhece as moléculas aromáticas e as identifica.

Prosseguindo o caminho, o sistema límbico passa a informação sobre o aroma para o hipotálamo que, por sua vez, repassa para a hipófise. A informação vai, então, para outras glândulas, influenciando a atividade imunológica, o batimento cardíaco, a produção de enzimas e hormônios.

Os aromas estimulam o cérebro a liberar substâncias neuroquímicas. As encefalinas reduzem a dor e criam uma sensação de bem-estar, as endorfinas produzem uma sensação de bem-estar , a serotonina ajuda relaxar e acalma.

A Psicoaromaterapia tem o objetivo de harmonizar o ser humano no nível mental e emocional, ampliando os níveis de consciência.

ASPECTO SOCIAL

O aspecto social é trabalhado nas relações do indivíduo com o meio social no qual está inserido e em suas relações de troca com este meio. Este trabalho na aromaterapia integral pode ser percebido nas vivências com grupos, melhorando a relação do indivíduo com ele mesmo e com as pessoas e com o meio no qual está inserido, proporcionando uma melhora de qualidade nas relações e parcerias. As plantas na natureza vivem em um eco-sistema perfeito e equilibrado. Ao utilizar os óleos essenciais trazemos a inteligência da comunidade das plantas para a nossa comunidade.


ASPECTO ESPIRITUAL

O aspecto espiritual dos aromas é mencionado nos Vedas que codificam o uso dos perfumes e substâncias aromáticas para fins litúrgicos e terapêuticos. O óleo essencial é a quinta essência extraída das plantas aromáticas que proporcionam uma interação com o aspecto espiritual divino do Ser, ampliando a consciência e interagindo com o aspecto divino do Universo.

O objetivo da aromaterapia é encontrar aromas especiais e únicos para cada indivíduo, que proporcionem sensações e emoções agradáveis, e apresentá-los à vida cotidiana, conduzindo-o ao bem-estar. O aroma nos mantém ligados à Mãe Natureza e os óleos essenciais trazem à tona lembranças e emoções. Acordar para os benefícios da aromaterapia é reconectar às raízes ancestrais.

Atualmente, a aromaterapia é uma forma de tratamento reconhecida em diferentes países e pela Organização Mundial de Saúde.

A Arte da Destilação

O vapor da água passa através dos bulbos olfativos das plantas liberando, gentilmente, as partículas de óleo essencial que se expandem e se fundem com o vapor. O éter, a alma, a quinta-essência da planta é liberado e quando resfriado se materializa e se transforma no hidrossol / hidrolato e no óleo essencial. Vibro em amor, emoção e alegria, o processo alquímico está feito. A cura de Gaia nos foi ofertada.



Início do processo de destilação - colocando a planta no destilador.



Serpentina refrigerada - resfria o vapor (quinta-essência da planta) que se transforma em hidrossol e óleo essencial



Captação de hidrossol / hidrolato e óleo essencial.





Ativação vibracional com cromopuntura Aura-Soma (Beamer Light Pen).